10 dicas para aumentar hoje mesmo o número de conversão do seu e-commerce

A importância da taxa de conversão

A taxa de conversão é uma métrica muito importante no caso de um e-commerce, uma vez que mostra o quão eficiente está sendo o processo de vendas. Esse número pode ser facilmente calculado em porcentagem pela fórmula: [quantidade de vendas / quantidade de visitas] x 100.

Muitas lojas virtuais até recebem um número considerável de visitas diariamente, porém isso não reflete em boas vendas. É preciso persuadir os visitantes a comprarem seus produtos, porém, há diferentes medidas que você pode adotar.

Pense em boas práticas não em anúncios caros

Uma das primeiras soluções que passa pela cabeça de um empreendedor é investir de forma pesada em anúncios para solucionar os problemas de baixa conversão do seu e-commerce. Porém, como estratégia em longo prazo, esta pode não ser a melhor escolha. Isso acontece porque o custo de aquisição por cliente também irá aumentar e muito com esses anúncios.

Troque anúncios caros por boas práticas de marketing digital. Essa é uma solução que irá proporcionar a você um melhor custo-benefício, sem criar gastos desnecessários. Tais práticas são o primeiro passo para fidelizar seu cliente. Confira 10 dicas para aumentar o número de conversão do seu e-commerce!

1- Escolha bem sua plataforma

O contato com seus clientes acontecerá por meio da sua plataforma, por isso seja criterioso na hora da escolha. Preste atenção em aspectos como suporte, otimização para mecanismos de busca, recursos e funcionalidades.

2- Diversifique as formas de pagamento

Não limite o seu cliente por meio das opções de pagamento. Quanto mais possibilidades ele tiver à disposição, maior a chance de fechar a compra. Algo que ajudaria seria uma ferramenta de pagamentos integrada a sua plataforma. Verifique se há esta possibilidade.

3 - Disponibilize a avaliação dos clientes

Esse método permite que a mesma página apresente uma versão A e B, ou seja, elas terão elementos diferentes para que você possa avaliar qual atinge de forma mais positiva o seu cliente.

Se você curtiu as nossas dicas de como aumentar as taxas de conversão, entre em contato conosco para saber mais sobre nossos serviços!

4 - Descreva detalhadamente seus produtos

Uma descrição simplificada pode representar uma perda na venda, pois não irá despertar a vontade de comprar e não atrai novos clientes. Seja persuasivo! Mostre com detalhes os diferenciais de seu produto.

5 - Ofereça descontos progressivos

Os descontos progressivos geram um incentivo para que seu cliente efetive a compra de mais de um produto, ou seja, você determina que a cada faixa de valor gasta, seu cliente recebe mais desconto. Logo, em uma compra de 50 reais, ele pode ter 5% de desconto, na de 100 reais, o desconto aumenta para 10% e assim por diante.

6 - Marque presença nas redes sociais

As redes sociais estão presentes na vida da maioria das pessoas hoje em dia. Elas são um ótimo canal de divulgação do seu produto e conteúdo. Além disso, ela é uma forma da empresa se relacionar com o seu cliente. É importante que as redes sociais sejam usadas não apenas para divulgar seus produtos, mas para conhecer melhor as necessidades dos seus clientes e futuros compradores.

7 - Otimize sua loja para dispositivos móveis

Uma venda online pode não ocorrer apenas utilizando um computador, já que o número de vendas por dispositivos móveis como smartphone ou tablet vem ganhando espaço. Dessa forma, para que seu e-commerce aumenta sua taxa de conversão, é essencial que a jornada de compra do cliente seja o mais simples possível, facilitando a venda. Portanto, sua loja virtual precisa possuir um design responsivo.

8 - Peça feedbacks

Seus clientes podem tornam seus aliados na hora das vendas. Incentive feedbacks e comentários nos produtos.

9- Use ferramentas de e-mail marketing

O e-mail é uma forma valiosa de enviar suas campanhas e estratégias de marketing. Determine uma frequência de disparo de e-mails e os monitore. Preste atenção em informações, como taxa de abertura, de rejeição e cliques. Isso ajudará você em suas próximas campanhas.

10 - Faça testes A/B

Esse método permite que a mesma página apresente uma versão A e B, ou seja, elas terão elementos diferentes para que você possa avaliar qual atinge de forma mais positiva o seu cliente.

Se você curtiu as nossas dicas de como aumentar as taxas de conversão, entre em contato conosco para saber mais sobre nossos serviços!