6 motivos para investir mais em Marketing Digital para o seu E-commerce

Você tem uma loja online e quer alcançar mais clientes? Veja 6 motivos para investir em marketing digital para o seu e-commerce!

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Ter uma loja virtual é crucial em momentos de crise. Apenas em Minas Gerais, 57,7% dos pequenos negócios melhoraram seus resultados graças às vendas online. É por isso que 135 mil empresas montaram seu comércio eletrônico durante a pandemia.

O problema é que muitos donos não investem em marketing digital para o seu e-commerce — o que faz com que o site exista, mas ninguém conheça.

Já diz o ditado que quem não é visto, não é lembrado. Mas se ainda restam dúvidas, vamos dar 6 motivos para provar que você deve investir ainda hoje em marketing digital para o seu e-commerce. Confira:

1. Marketing digital para o seu e-commerce faz você conhecer o cliente

Para quem está iniciando sua loja virtual e ainda não começou a faturar, investir em marketing digital para o seu e-commerce faz com que você entenda para quem se deseja vender. Qual é o perfil do seu cliente ideal?

Em quem você pensa consumindo seu produto? Suas primeiras respostas podem estar no Google Analytics, ferramenta gratuita que mostra características demográficas e comportamentais dos usuários que visitam seu site.

Quando se define seu tipo de cliente, aí sim pode começar sua estratégia. Você escolhe as redes sociais certas, o tom de voz e até alinhar os produtos que serão vendidos. Dessa forma, fica muito mais fácil vender. Conhecendo o cliente, seu e-commerce ganha identidade.

2. Alcança consumidores do Brasil inteiro

Uma grande vantagem em usar marketing digital para o seu e-commerce é que ele pode atingir consumidores de lugares que você nem imagina. Isso é possível tanto graças ao tráfego orgânico (sem investimento financeiro direto de plataformas) quanto no pago (anúncios patrocinados no Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads).

Vamos a um exemplo bem simples: se você tem uma loja de maquiagens e roupas, atingir pessoas de diversos lugares vai aumentar muito o seu faturamento, já que esses produtos têm mais tempo de durabilidade. Diversas lojas online, por exemplo, cresceram e faturaram muito em apenas um ano, conseguindo até mesmo abrir lojas físicas.

3. Consegue novos parceiros comerciais

Com o marketing digital para o seu e-commerce, você ganha mais visibilidade (e, consequentemente, mais clientes) graças aos parceiros comerciais. Por exemplo: se você tem uma perfumaria, pode montar uma parceria com uma loja de roupas, maquiagens ou cosméticos.

E como essa parceira acontece? Por meio de cupons de desconto anunciados no Instagram do parceiro ou guest posts no blog da outra empresa, por exemplo. Você tem a oportunidade de aparecer em outro canal de comunicação e conversar com clientes de fora do seu segmento, mas com interesses semelhantes.

Outra grande vantagem é que você ganha mais credibilidade. Se a sua loja parceira despertar confiança entre seus clientes, a probabilidade de que eles também confiem no seu e-commerce e comprem dele é bem maior.

4. Ganha autoridade no assunto

Um fator muito importante no mercado é ser referência em determinado segmento — e isso pode ser alcançado por meio do marketing digital. Além dos parceiros comerciais, você ganha visibilidade com:

  • Instagram Ads, Facebook Ads e outras plataformas de anúncio nas redes sociais;
  • Links patrocinados nas buscas do Google;
  • Rede de display nos parceiros do Google;
  • WhatsApp Business

Mas uma forma muito interessantes de fazer marketing digital para seu e-commerce é ganhando visitas organicamente, ou seja, sem investir em anúncio. E isso é possível graças ao marketing de conteúdo — estratégia de marketing que faz com que o potencial cliente venha até você.

Conteúdo é tudo aquilo que está presente nos seus canais: a comunicação visual do seu site, o tom de voz dos seus textos e as imagens usadas para ilustrar seus produtos, por exemplo. Quando você consegue atrair usuários graças a ele, o público começa a confiar no que você diz.

Continuando no exemplo da perfumaria: imagine que seu potencial cliente deseja saber mais sobre tipos de perfume para escolher seu aroma pessoal. Ele pode fazer uma pesquisa no Google e encontrar no seu blog assuntos como tipos de notas, classificações e até em quais ocasiões usá-lo. Esse blog, claro, tem uma aba para seu e-commerce e até links dos seus produtos pelo texto.

O marketing digital não só ajuda a construir esses conteúdos, mas também a conhecer o tipo de pesquisa que seu potencial cliente faz, suas principais dúvidas, as redes sociais em que está e até a linguagem fotográfica que torna seu produto mais atraente a ele.

5. Torna possível concorrer com negócios maiores

A internet é mais democrática — ela permite que empresas gigantes e pequenas possam competir no mesmo espaço.

Além disso, investir no marketing digital para o  seu e-commerce leva sua empresa para públicos cada vez mais nichados: pessoas que só compram produtos de cabelo veganos, fanáticos por tecnologia, apaixonados por futebol, workaholics que querem oferecer produtos de luxo ao seu pet, minimalistas que só compram roupas de produção local.

Outra vantagem é que ter um pequeno comércio pode ser uma vantagem: muitos consumidores preferem comprar de pequenos produtores. Então, você sai ganhando de uma multinacional.

6. Conquista de visitantes que saíram sem comprar

Quando um usuário visita seu e-commerce, muitas vezes sai sem comprar. Isso é normal — o hábito de entrar em uma loja virtual, encher o carrinho e sair sem levar nada é muito comum. Com o marketing digital para o seu e-commerce, o visitante não vai se esquecer do seu produto tão facilmente.

Essa lembrança constante de itens visitados se chama remarketing. Funciona assim: o usuário visita um produto específico e sai sem comprar. Então, esse produto e outros da mesma categoria começam a aparecer em banners de sites parceiros do Google e até em redes sociais.

Essa tática faz parte do Google Ads, principal serviço de publicidade do buscador, e é muito utilizada por grandes e-commerce.

Principal ferramenta de busca do mundo, o Google também é uma das maiores gigantes do mercado. Consequentemente, tem inúmeros parceiros internet afora.

Para deixar a estratégia ainda mais certeira, você pode também aliar a estratégia de remarketing com um desconto. Assim que o usuário ver o produto no banner, ele vai aparecer com um preço ainda melhor.

Viu como investir em marketing digital para seu e-commerce pode fazer toda a diferença? Agora, descubra agora por que investir nessa estratégia é tão importante em tempos de crise.

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