7 erros que você não pode cometer nas mídias sociais da sua empresa

Conquistar novos clientes, promover produtos e serviços e interagir com o público de interesse nunca foram tão eficientes e práticos para as empresas como hoje, após o surgimento das mídias sociais.

Afinal, grande parte dos brasileiros usa as mídias sociais diariamente e não só como meio de entretenimento e contato com amigos e familiares, mas também para pesquisar sobre as marcas e formar opiniões sobre elas.

Por essa razão, é fundamental buscar uma gestão inteligente das mídias sociais da empresa, tomando alguns cuidados para não cometer deslizes que podem custar a credibilidade e até comprometer o andamento do negócio.

Confira a partir de agora, 7 erros que você não pode cometer nas mídias sociais da sua empresa:

1. Estar em todas as mídias sociais

Gerenciar mídias sociais é assunto sério e demanda dedicação. Desse modo, estar em todas as mídias que existem pode resultar em uma gestão superficial e pouco eficaz.

O ideal é analisar seu público e verificar quais plataformas são as mais acessadas para direcionar maior atenção a estas.

2. Não fazer planejamento

Um erro grave na gestão das mídias sociais está na falta de planejamento. Não ter objetivos e metas predefinidas dificulta a conquista de resultados positivos e leva o trabalho a um nível amador, com características visíveis de improviso.

É preciso criar uma estratégia bem estruturada, orientada aos propósitos corporativos e integrando as mídias sociais com as demais ferramentas de marketing da empresa para que caminhem juntas, em uma só direção.

3. Postar conteúdo sem relevância e repetitivo

A produção de conteúdo já virou rotina para quem lida com mídias sociais. No entanto, fazer publicações irrelevantes e sem diversidade pode diminuir o engajamento e gerar desinteresse de seu público.

Na construção de conteúdo seja criativo e intuitivo, visando trazer assuntos de interesse do seu público, testando e monitorando constantemente para ter novos insights.

4. Não ter equilíbrio na quantidade de postagens

Publicar demais ou só de vez em quando é extremo que você precisa fugir. Quando você faz postagens a todo o momento seu público fica incomodado e tende a parar de acompanha-lo.

Por outro lado, quando suas postagens são esporádicas o público se esquece da sua marca, perdendo o interesse.

Uma dica é empenhar-se em estabelecer uma frequência de postagem equilibrada, buscando manter seu público engajado, sem se tornar cansativo.

5. Responder todos da mesma forma

Um dos objetivos das mídias sociais é aproximar a empresa de seu público, por esse motivo, nada mais justo do que utilizar uma linguagem mais pessoal, personalizada para cada interação.

Utilizar respostas prontas, tratando todos da mesma maneira torna o contato com seu público frio e apático. Esse fato faz parecer que sua empresa não tem muito interesse no relacionamento com os clientes.

6. Ignorar as pessoas

Não responder interações que acontecem nas mídias sociais de sua empresa, inclusive comentários negativos, é um erro que você não pode cometer.

Há casos em que o alcance e engajamento das publicações é muito alto, de maneira que se torna impossível responder a todos apropriadamente. Nessas situações, selecione os mais relevantes.

7. Não mensurar resultados

Se você não monitora as ações nas mídias sociais de sua empresa, como sabe se está funcionando?

As mídias sociais disponibilizam métricas que traduzem o desempenho das atividades que estão sendo realizadas. A partir disso, você pode verificar os resultados e empreender mudanças, se necessário.

Por fim, o sucesso das mídias sociais de uma organização está muito relacionado à preparação da equipe responsável pela sua gestão. Se você está procurando por um serviço de marketing completo. Acesse nosso site e conheça-nos.

Referências:

http://atalhocomunicacao.com.br/marketing-digital/gestao-de-midias-sociais-5-erros-que-nao-devem-ser-cometidos/

http://www.jaenoticia.com.br/blog/683/0s-13-erros-mais-comuns-em-midias-sociais-que-a-sua-empresa-deve-evitar

http://www.scoremedia.com.br/4-erros-que-sua-empresa-deve-parar-de-cometer-nas-redes-sociais/

http://atalhocomunicacao.com.br/marketing-digital/gestao-de-midias-sociais-5-erros-que-nao-devem-ser-cometidos/