A importância de ter um design limpo, simples e funcional no seu site

Encontrar um design que combine com a sua marca e que, ao mesmo tempo, seja funcional e atrativo para o público-alvo, muitas vezes, pode ser uma tarefa trabalhosa e que nem sempre termina como realmente queríamos. Por isso, apostar em layouts limpos e simples é a saída para os seus problemas.

O site é como um portal de entrada para que os clientes conheçam sua marca, logo ele precisa ser eficiente e ter uma ótima acessibilidade. Afinal, você precisa conquistar o público para que eles se tornem clientes fiéis e continuem consumindo o seu conteúdo ou produto.

Não adianta se empolgar e sair colocando tudo que aparecer pela frente, pois isso só vai deixar o seu site poluído, enquanto afasta os clientes. A construção do design de um site deve ser bem pensada e é fundamental para planejar a estratégia de marketing do seu negócio.

Se você está em dúvida sobre qual caminho seguir, continue lendo para saber a importância de apostar em um design funcional e simples!

Simples não quer dizer menos atrativo

Esqueça a ideia de que, ao tornar seu site simples, ele será feio ou sem graça. Quanto mais limpo o design for, mas fácil será para o usuário identificar e cumprir as ações que ele pretende realizar.

Ter um site colorido ou com diversas informações pode até ser mais bonito visualmente, entretanto isso não quer dizer que ele seja funcional. Pensar na acessibilidade é fundamental para não deixar o cliente confuso e, consequentemente, alcançar vendas significativas.

O conceito de “menos é mais” deve ser levado em consideração para que o layout do site seja de fácil entendimento. Investir em um design clean evita distrações desnecessárias, deixando as páginas elegantes e objetivas.

Métricas são essenciais

Estudar e analisar as métricas do seu site são extremamente importantes para entender o comportamento dos usuários. Assim, você fica ciente de quais botões são utilizados com maior frequência e qual o perfil do público, por exemplo.

É entendendo seu público-alvo que você enxerga o que está funcionando ou não, adaptando o layout para que a interpretação dele seja 100% satisfatória para todos. O site deve ser sempre aprimorado, facilitando o processo de compra e consumo do conteúdo.

Equilibrar os elementos do site é fundamental para manter a identidade visual da marca de maneira simples e objetiva, trazendo credibilidade e elegância através do design.

Equilíbrio é a chave!

O planejamento do seu site precisa ser pensado e elaborado de forma acessível. Portanto, é muito importante que o conteúdo esteja organizado para que cada elemento tenha sua função específica. É a hierarquia das informações que vai guiar o cliente e, para isso, existem as categorias e subdivisões.

É possível criar um design atrativo, mas ao mesmo tempo funcional e simples, basta encontrar um equilíbrio entre esses fatores. Padronizar fontes, imagens e a paleta de cores é essencial para manter o layout limpo e dar personalidade para sua marca.

Gostou de saber a importância de manter um design funcional e quer apostar em um conteúdo de qualidade? Então, entre em contato para conhecer nossos serviços!