Conheça 4 estratégias de marketing para aplicar no seu e-commerce

Abrir um e-commerce é uma grande oportunidade de investimento para o momento. Com o avanço tecnológico, a confiança nas compras pela internet e com as mudanças de consumo de nós, seres humanos, a tendência é cada vez mais utilizarmos lojas online para adquirir produtos, tudo do conforto do sofá de casa.

A primeira dúvida daqueles que querem abrir um e-commerce, é saber em qual nicho de mercado eles irão focar. A internet é que viabilizou essa oportunidade de poder focar em um nicho específico e poder vender para qualquer lugar do país e até do mundo!

Preencha as lacunas dos grandes players

São considerados grandes players no mercado, aquelas grandes marcas já com e-commerce consolidados como Netshoes, Dafiti, Magazine Luiza, Amazon, Ponto Frio, etc. Tentar entrar em competição com esses caras é um erro.

Por isso, você deve aproveitar das lacunas que eles não preenchem com os consumidores e fazer com o que seu negócio se destaque aí.

Estamos na era da individualização do consumo. A internet modificou a forma como vendemos e como compramos. Queremos nos sentir únicos perante uma marca, ver que a marca nos entende, enxerga e tenta solucionar os problemas que temos.

Os grandes players querem abraçar um público muito grande e não conseguem dar toda essa atenção individual para o consumidor. A sua marca deve se especializar em um produto específico, e entender quem é o seu cliente e como aquele produto vai resolver as dores dele.

Vamos a um exemplo: imagine que a Centauro venda tênis para corrida, mas você já é um corredor muito experiente, e já correu 3 maratonas durante a sua vida.

O local que você vai comprar o seu próximo tênis é na Centauro ou em uma loja específica de tênis de corrida que oferece testes para identificar a sua pisada e indicar os melhores modelos disponíveis no mercado para você correr? Além disso, essa loja também irá lhe enviar e-books e notícias sobre as diversas maratonas e corridas que acontecem ao redor do mundo.

Você consegue perceber que esse pensamento ao escolher o seu nicho de mercado é muito válido para você tomar a decisão certa?

Estude o público-alvo e a concorrência

Quando você tiver a lista de nichos que você tem interesse em atuar, passe para o próximo passo, que é estudar quem são essas pessoas que você irá atingir nesse nicho. Responda perguntas como:

  • Qual é a faixa etária desse público?
  • Quais são seus hobbies?
  • Quais as dores ou problemas que eles têm que o seu e-commerce irá ajudar a resolver?
  • Quais são as formas que eles consomem produtos do nicho que você quer atuar?

Analise também quais são os e-commerce que atuam no mesmo nicho que você quer ingressar. Há quanto tempo eles estão no mercado? Quais serão os seus diferenciais perante a eles? Por que o consumidor irá optar por comprar na sua loja e não na deles?

Faça um trabalho profissional

O marketing de conteúdo é uma ferramenta do marketing digital. Ele tem como objetivo principal agregar valor aos produtos e serviços comercializados por uma marca, de uma forma criativa, relevante e atrativa: fornecendo conteúdos, como texto, vídeo, imagens, entre outros, aos clientes e potenciais clientes (visitantes de um site), de maneira que estes se sintam atraídos e, assim, se tornem consumidores.

O marketing de conteúdo é uma estratégia que não só agrega valor à marca, mas também a coloca, a partir de técnicas de SEO, entre as melhores posições no mecanismo de busca do Google, fazendo com que ela aumente as suas vendas. Além disso, a ferramenta também aumenta o engajamento e melhora o relacionamento entre empresas e públicos.