Como saber qual a rede social mais indicada para o meu nicho de mercado?

As redes sociais são uma importante ferramenta de marketing para todos os tipos de negócio. Muitas empresas conseguem alcançar uma grande visibilidade através dessa estratégia e um público bastante considerável é agregado à marca.

Isso ocorre porque as pessoas estão hoje mais conectadas do que nunca e o potencial de alcance de uma rede social tem sido maior do que qualquer outro meio. Mas, diante de tantas opções, como saber qual rede social é ideal para o nicho de mercado que seu negócio está inserido?

Primeiro, você precisa identificar o seu público-alvo para conseguir ter uma definição de quais redes sociais aquele tipo de usuário costuma acessar mais.

Feito isso, você precisa fazer uma análise do perfil de cada rede social e nós vamos ajudá-lo com isso.

Instagram

Mais de 1 bilhão de usuários possuem conta ativa no Instagram, de acordo com a própria ferramenta. Esse aplicativo é um dos mais fortes no mundo inteiro e o que mais tem crescido.

O forte dessa rede social é as imagens e os vídeos curtos. Sendo assim, podemos considerar que o apelo visual nesse caso é muito forte, tornando o Instagram ideal para mercados que trabalhem com produtos que atendam a esse apelo, como roupas, calçados, maquiagens e joias.

O mercado de cosmético também tem boas chances com o Instagram se as imagens divulgadas forem dos resultados alcançados com os produtos na pele, no cabelo, no rosto e no corpo.

Facebook

No Brasil, o Facebook é a segunda rede social mais utilizada e nosso país perde apenas para a Índia e os Estados Unidos.

A simplicidade e facilidade no uso fazem da plataforma uma opção acessível a todos. Já a possibilidade de poder postar de tudo, desde fotos, vídeos, textos e até gifs, faz do Facebook uma das melhores ferramentas de marketing do mercado.

Para que as publicações alcancem mais usuários, você pode investir em publicidade e garantir que sua mensagem chegue a um número muito maior de pessoas.

Por ser tão abrangente e versátil e principalmente, por ser uma plataforma utilizada por pessoas de todas as idades, o Facebook é indicado para todos os tipos de mercado.

Twitter

Twitter é a rede social da mensagem curta. Por meio dele, o usuário pode publicar pequenos textos, ser seguido e seguir outros perfis. Nesse caso, é uma ótima ferramenta para permitir uma iteração rápida, clara e objetiva com o público alvo.

Se seu negócio está atrelado a promoções e novidades, e sua mensagem puder ser direta, essa é sua rede social.

Por ser uma ferramenta que exige atualização constante para ter visibilidade diante dos seguidores, é preciso que sua marca tenha conteúdo suficiente para manter o perfil sempre atualizado, caso sua empresa não conte com essa possibilidade, o uso do Twitter não será tão eficiente.

YouTube

YouTube é atualmente a maior rede social no Brasil e a segunda maior do mundo.

O site, apesar de muitas pessoas não saberem, é considerado uma rede social, porque é possível comentar e compartilhar vídeos, além de reagir a eles com o like.

O YouTube é uma excelente opção para quem deseja utilizar a rede social para venda direta de produtos. Por meio dos vídeos, o usuário poderá saber tudo sobre o produto e vê-lo funcionando na prática.

Se sua empresa tem um site, é muito válido incluir os vídeos na página para apresentar melhor os produtos. Mas é interessante também ter um canal na plataforma e atualizá-lo constantemente sempre com novidades.

Além das redes sociais citadas, você pode contar com muitas outras opções também eficientes. Se você deseja conhecer outras alternativas ou saber mais sobre como utilizar cada rede social, entre em contato conosco e conheça nossos serviços.