Como vender mais com uma estratégia de e-mail marketing?

Quer converter seus visitantes em clientes? Confira 8 dicas para vender mais com uma estratégia de e-mail marketing!

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Uma das estratégias mais antigas do marketing digital é o e-mail marketing. O problema é que, com o tempo, ela foi desacreditada: empresas compravam mailings e enviavam propagandas sem a autorização do usuário — os temidos spans. Por sorte e com um planejamento bem-feito, hoje é possível vender mais com uma estratégia de e-mail marketing.

Se por um tempo o e-mail pareceu um canal ultrapassado, hoje ele é essencial para um planejamento de marketing digital. Descubra agora 8 dicas sobre como vender mais com uma estratégia de e-mail marketing!

1. Aproveite os primeiros dias 

Após a conversão do usuário em lead, os 30 primeiros dias serão essenciais para a fidelização. Afinal, é nesse período que a sua empresa está mais fresca na lembrança dele, então o interesse está mais em alta. Portanto, as chances de vender mais com uma estratégia de e-mail marketing são maiores.

Como esse interesse diminui com o tempo, criar um programa de boas-vindas permite que você conduza os assinantes a um caminho de sucesso com relação a uma nova conversão, que inclui:

  • educar sobre o segmento/produto/serviço do seu e-commerce;
  • definir e aumentar expectativas;
  • apresentar à equipe de vendas;
  • mostrar seu portfólio.

Para que o conteúdo seja relevante, envie mensagens com o status do usuário (lead recente, cliente potencial ou cliente) e também por qual canal ele se inscreveu.

2. Segmente sua lista de e-mails

Vender mais com uma estratégia de e-mail marketing significa enviar a mensagem certa, na hora certa e para as pessoas certas. De acordo com as características de cada lead, divida sua base de contatos em várias listas. Pode ser com base em dados demográficos, interesses (esportes, comportamento, hobbies) ou nos produtos mais vistos em sua loja.

A segmentação permite que você personalize a comunicação com o usuário, como se estivesse falando exatamente com ele, e não com uma lista. 

3. Capriche no título

Sim, um bom título também vai ser responsável por fazer seu e-commerce vender mais com uma estratégia de e-mail marketing. Pense em como você sente mais vontade de ler um texto quando o título é atraente, prometendo um conteúdo irresistível. Ele, aliás, foi responsável por trazer você para este post.

É claro que isso não significa fazer clickbait, ou seja, prometer algo no título e não cumprir. Além de descredibilizar sua loja, vai fazer com que sua lista de e-mails diminua consideravelmente.

Mas como fazer títulos atraentes para os e-mails? Algumas dicas:

  • [nome do usuário], você não pode perder essas promoções incríveis;
  • [nome do usuário], esses produtos estão com desconto por 48h;
  • vai perder esses lançamentos com desconto?
  • cupom exclusivo só para quem abrir este e-mail!

Esses exemplos, claro, são mais voltados à venda direta. Para conteúdos de nutrição, é só adaptar a ideia: “esta dica vai mudar sua vida”, “x motivos para [conteúdo]”, “já pensou viver sem saber disso?” e por aí vai.

4. Envie e-mails com base no comportamento do usuário

Quem tem um e-commerce sabe o quão alta é a taxa de abandono de carrinho. Segundo o estudo E-commerce Radar, de 2017, mais de 82% dos carrinhos são abandonados. Quando se divide em categorias, apenas um setor tem taxa de abandono inferior a 70%: o de eletrônicos (68%). Para vender mais com uma estratégia de e-mail marketing, você pode relembrar o usuário sobre os produtos deixados no carrinho.

  • assim que o usuário abandonar a compra, envie um e-mail falando algo como “não perca os produtos que estão no seu carrinho”;
  • se ele voltar a visualizar e mesmo assim não comprar, mande um cupom de desconto com prazo de 24h ou 48h.

5. Mande uma mensagem de “saudades” ao cliente

Sabe aquele cliente que já comprou na sua loja, não reclamou do produto (ou até elogiou), mas também não voltou a comprá-lo? Ele tem mais potencial de comprar no seu e-commerce, já que a primeira transação aparentemente foi bem-sucedida.

Então, mande um e-mail falando “[nome], estamos com saudades!”, mostre as novidades (relacionadas ao produto que ele já comprou) e ofereça um cupom de desconto exclusivo apenas para clientes do seu e-commerce. Faça com que ele se sinta especial.

6. Faça testes A/B para vender mais com uma estratégia de e-mail marketing

Os testes A/B são pequenas mudanças que você faz entre um e-mail e outro para descobrir qual delas faz mais efeito. Você pode enviar com títulos diferentes, posicionamento de botões, tipos de imagens, formatação, templates e até a linguagem. Envie para dois grupos diferentes e observe qual rende mais.

É essencial, no entanto, que você faça apenas uma mudança por teste — a do título, por exemplo. Senão, você vai vender mais com uma estratégia de e-mail marketing, mas não vai saber por qual motivo.

7. Utilize pessoas reais como remetentes

Em vez de enviar o e-mail como a loja X, por que não enviar como a Amanda, da loja X? Isso faz com que um e-mail marketing se transforme em uma conversa, uma comunicação entre duas pessoas. Nesse caso, é também importante que o usuário possa responder à sua mensagem e, claro, tenha um retorno.

No e-mail, você pode também colocar o nome da pessoa. Em vez de ser atendimento@lojax.com, coloque nomedovendedor@lojax.com.

8. Respeite quem optar pela exclusão

Embora não esteja diretamente relacionada à venda, essa dica vai evitar que sua empresa seja vista como spammer. Sempre que enviar uma mensagem, deixe no rodapé uma opção para o usuário excluir o e-mail dele da sua lista de leads. Ela pode levá-lo a uma página em que você pergunta a razão por trás disso (“nunca me inscrevi nesta lista de e-mails”, “a frequência de mensagens é muito alta”, “apenas não quero mais” e por aí vai).

Muitas empresas, infelizmente, continuam enviando e-mails mesmo depois de o usuário ter feito o descadastramento. Com isso, o usuário acaba bloqueando o envio de mensagens. Respeitar a opção do usuário faz com que você envie apenas para quem tem real interesse nos seus produtos. Além disso, caso ele deseje voltar a receber seus e-mails, é só cadastrar o e-mail de novo.

Viu como vender mais com uma estratégia de e-mail marketing? As mensagens, é claro, fazem parte de um planejamento maior, que vai fazer toda a diferença nos resultados do seu negócio. Então, confira agora 6 motivos para investir mais em Marketing Digital para o seu e-commerce!

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