E-mail marketing para e-commerce: como utilizar essa estratégia?

O e-mail marketing para e-commerce é uma das estratégias mais significativas, que traz maior retorno para o negócio, pois é um recurso que pode ser utilizado para nutrir leads, marcar presença e estimular tanto a primeira compra, quanto as futuras aquisições. Assim, as boas práticas que compõem essa estratégia não apenas ajudam a vender mais, mas também representam um importante canal para criar um relacionamento próximo e duradouro com os seus clientes.

Descubra, a seguir, como utilizar o e-mail marketing para e-commerce e como funciona esse recurso. Vamos lá!

Integre diferentes recursos em sua estratégia de e-mail marketing para e-commerce

Para implementar o e-mail marketing em seu e-commerce é necessário utilizar um conjunto de outros recursos que, quando integrados, vão dar vida à sua estratégia. Saiba quais são!

Formulários

Utilize formulários de captação de leads em diferentes locais do seu site e blog.

Você pode oferecer algo em troca para tornar esse processo mais interessante e atrativo para o seu visitante: cupons de desconto para a primeira compra, por exemplo, funcionam muito bem.

Convites para assinar a newsletter em algum espaço do blog, também trazem resultados significativos.

Quanto mais conciso for o seu formulário, maior o número de pessoas que vão preenchê-lo até o último campo. Assim, solicite apenas informações realmente relevantes.

Landing Pages

Outro recurso parecido com o citado anteriormente, que envolve o uso de formulários e a troca de informações de contato por algo do interesse do visitante, são as landing pages. Contudo, essa estratégia se diferencia um pouco do formulário, pois no caso do landing pages, o usuário é direcionado para uma página específica. Desse modo, materiais educativos, planilhas, checklists e outros conteúdos, que tenham como objetivo resolver um problema do leitor e ajudá-lo na jornada de compra, são oferecidos em troca de algumas informações.

Para mostrar a relevância do material ofertado, a lading page pode listar os tópicos e os benefícios que o conteúdo levará ao leitor. Práticas como essa, além de elevar a credibilidade do site, aumentam as chances de que o visitante irá completar todas as etapas para acessar a oferta.