Entenda como funciona e como utilizar o Google Ads a favor da sua empresa

Se você está em busca de melhorar o tráfego do seu site para aumentar suas vendas ou conversões, provavelmente já ouviu falar do Google Ads, o antigo Google Adwords. A ferramenta é muito importante para quem deseja alavancar os acessos do site, principalmente nos mercados mais concorridos.

No entanto, muitos empreendedores ainda não entendem exatamente o que é esta ferramenta de links patrocinados e como ela funciona. Pensando nisso, elaboramos este artigo especialmente para sanar estas dúvidas.

Continue conosco na leitura para entender o que é o Google Ads e como utilizá-lo a favor da sua empresa!

O que é o Google Ads?

O Google Ads é nada mais do que uma plataforma publicitária, fornecida pelo próprio Google. Nela, você pode investir dinheiro para promover determinadas páginas do seu site nas buscas. Por isso, o Google Ads é definido como uma ferramenta de links patrocinados.

Sabe quando você faz uma busca, e os primeiros resultados têm uma etiqueta verde à esquerda, escrito “Anúncio”? Então, estes são os links patrocinados. As empresas pagam ao Google para garantir que suas páginas aparecerão entre os primeiros resultados para a busca de determinados termos de pesquisa.

Como funciona o Google Ads?

O Google Ads é uma ferramenta complexa que conta com uma grande variedade de configurações possíveis. Isso permite que pela manipulação das variáveis, você potencialize o seu ROI (Return Over Investment, Retorno Sobre Investimento).

Mas no fundo, o modo de funcionamento do Google Ads é bastante simples. Basicamente, podemos dizer que a plataforma funciona por um sistema de leilões, onde várias empresas dão lances pelas palavras-chave.

Estes lances podem ocorrer, por exemplo, na forma de CPC (custo por clique). Com este sistema de custos, você define (com base na sugestão do Google) o quanto quer pagar por cada clique no seu link.

No entanto, o que determina quem vai sair na frente neste leilão (e aparecer no topo das pesquisas) não é apenas o melhor lance. Para ranquear os patrocinadores, o Google também avalia a qualidade das páginas promovidas e sua correlação com as palavras-chave patrocinadas.

Como utilizar o Google Ads a favor da sua empresa

Como já falamos, existem inúmeras configurações para o Google Ads. Utilizando-as com sabedoria para as características do mercado no seu nicho e na região geográfica que você deseja abranger, é possível alavancar o tráfego do seu site. Com isso, você vai sentir um aumento nas vendas e nas conversões de leads.

Para atingir este objetivo, fazendo o Google Ads trabalhar a favor da sua empresa:

  • Invista em diferentes formatos de anúncio (texto, imagem, vídeo);
  • Selecione as redes de busca ideais para o seu negócio (pesquisa ou display);
  • Crie copies (textos) que se conectam às suas palavras-chave e às páginas do seu site;
  • Otimize o conteúdo do seu site com técnicas de SEO para reduzir o custo das palavras-chave.

Estas são apenas algumas tarefas que você deve realizar para obter o maior custo-benefício possível com o Google Ads. No entanto, por se tratar de uma plataforma que oferece centenas de possibilidades, o ideal é contar com profissionais especializados neste tipo de trabalho.

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