Inspiração 3 exemplos de posicionamento de marca que você precisa conhecer​

Extremamente importante para as empresas, ​o posicionamento de marca está relacionado a sua identidade, imagem e reputação​. Em geral, ele se baseia em uma questão simbólica, construindo uma ideia ou conceito a partir da imagem que o público possui dessa organização. Imagem esta, inclusive, que está relacionada ao posicionamento e à importância que a empresa possui na cabeça de quem a consome.

Para elucidar essa questão, os teóricos Al Ries e Jack Trout explicaram que ​o posicionamento está diretamente ligado com o que se faz na mente do cliente​ em potencial e não necessariamente está relacionada ao produto em si. Dessa maneira, seria fundamental posicionar o que se quer vender no inconsciente do consumidor, manipulando a imaginação e criando pontos estratégicos para ganhar mercado economicamente e socialmente.

Conheça agora algumas marcas que souberam se posicionar e acabaram se tornando exemplos de como essa estratégia de marketing funciona:

Pepsi

Não tem como falar de posicionamento de marca sem pensar na Coca-Cola e na forma como ela se tornou um case de sucesso com o slogan “abra a felicidade”, mas você já parou para pensar no que a Pepsi tem feito a respeito?

Ao considerar que em muitos bares e restaurantes, o garçom costumava alegar: “Só tem Pepsi, pode ser?”, a empresa descobriu uma maneira de brincar com a frase recorrente e se estabelecer dessa maneira. Apostando no bom humor e na descontração, a companhia adotou um novo posicionamento com a campanha ​“Pode ser bom. Pode ser muito bom. Pode ser Pepsi”​ e reforçou seu conceito estimulando o público a aderir uma nova possibilidade, ao invés de focar sempre no habitual.

Apple

Conhecida como uma marca que oferece elegância, luxo e produtos exclusivos de uma empresa que domina o mercado tecnológico, a Apple se posicionou como inovadora, além de carregar consigo um status que suas concorrentes não possuem.

Com um valor simbólico agregado aos seus aparelhos e ainda um senso de pertencimento que acompanha o consumidor ao se sentir sendo mais um nesse seleto grupo de usuários da marca, o status em torno da empresa traz consigo um ar de requinte para o imaginário social​ e reafirma ainda mais o primor e a modernidade de seus lançamentos.

Dove

Em uma época na qual as mulheres estão lutando cada vez mais pela quebra de padrões e pelo aumento da autoestima, a Dove apostou bem ao abraçar o que chama de Real Beleza. Ao ouvir as queixas das consumidoras e valorizar a beleza natural, com modelos de diferentes tipos de corpo, cores, deficiências e peculiaridades, ​a empresa imprimiu seu posicionamento por meio da emoção e da diversidade​.

Assim, realizando experimentos sociais em forma de conteúdos audiovisuais, reunindo mulheres de diferentes países e indo na contramão do que toda a indústria da beleza costuma pregar, ela se estabeleceu como a única a abraçar a causa verdadeiramente e a levantar a bandeira para um novo desafio: ​o de amar a si mesmo​

Se você gostou deste conteúdo e quer fazer a diferença na sua empresa, assim como todas as marcas que foram citadas acima, está na hora de conhecer nossos serviços. Nossa agência trabalha desde a implementação do site ao marketing completo e pode ser essencial para os seus planos ao posicionar-se. Entre em contato e prometemos atender a sua demanda!