Marketing de conteúdo: conheça a sua importância para as estratégias da sua empresa​

O marketing de conteúdo é um dos conceitos mais novos e empolgantes do marketing digital. Ele é uma parte essencial do Inbound Marketing que visa atrair o cliente para interagir com a sua marca, fortalecer o relacionamento entre ambos e, ao final da jornada, gerar vendas. Então, entenda o que é o marketing de conteúdo e a sua importância para as estratégias da sua empresa.

O que é o marketing de conteúdo?

O marketing, em geral, sempre segue o comportamento do consumidor. Então, se o público tem o hábito de ficar sentado na TV ou ouvir o rádio, os anúncios desta plataforma são os mais usados. Mas, hoje em dia, como é o comportamento do público?

Ao ter um problema, qualquer pessoa imediatamente vai ao Google fazer uma busca. Afinal, um dos principais usos da internet é buscar informação para resolver qualquer problema. E é aí que entra o conceito de marketing de conteúdo.

Sua empresa irá criar conteúdo rico e interessante, que ajuda o cliente e responde às perguntas que ele vai à internet procurar. Assim, aumenta a confiança com referência a sua empresa, até que estas interações se transformem em uma compra.

Porém, o marketing de conteúdo não age apenas de maneira reativa. Ele pode ajudar o cliente a reconhecer que tem um problema, ou uma oportunidade que pode ser aproveitada. Ou seja, ele ajuda também no ponto mais básico do marketing, a criação de um novo mercado.

Como isso é aplicado na estratégia de cada empresa?

A vantagem do marketing de conteúdo é que ele pode ser aplicado nas diferentes estratégias da empresa. Por exemplo, o conteúdo pode ter um foco maior na conversão, ajudando o cliente a caminhar rumo a uma venda. É o modelo mais direto do marketing, que impacta o “bottom-line” da empresa.

Neste caso, cada conteúdo é produzido com o objetivo de fazer o cliente caminhar no funil de vendas, rumo a um produto ou serviço que é oferecido pela empresa.

Por exemplo, uma empresa que vende um software de gestão, pode ir educando o cliente em relação a como o software pode tornar o trabalho mais eficiente, como ele funciona e como sua solução é a mais adequada.

O marketing de conteúdo e outras estratégias de marketing

Mas, às vezes, as vendas não são o único objetivo ou pelo menos não o mais imediato. Por exemplo, o marketing de conteúdo pode ajudar muito no Branding. Seja o reforço da marca ou a construção da mesma, criar o marketing de conteúdo ajuda a aumentar a conexão com o cliente e reforçar a sua autoridade no mercado, mesmo que isso não se reflita em vendas imediatas.

O marketing de conteúdo pode ser uma forma de educar o lead, trazendo um potencial cliente mais qualificado para o setor comercial. Se a sua empresa busca crescer, o marketing de conteúdo pode aumentar o seu alcance. Enfim, não importa qual seja sua estratégia, ele pode ser um caminho para alcançar o objetivo.

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