Por que o planejamento de comunicação é importante para as empresas?

Em muitas empresas, o investimento em comunicação é uma das últimas prioridades. No entanto, fazer um planejamento de comunicação e investir em ações de marketing pode ser a solução para que uma empresa possa faturar mais e ser referência no mercado.

O plano de comunicação é um guia com diversas ações, campanhas e estratégias necessárias para que uma determinada empresa possa passar a mensagem que deseja e fortalecer a sua presença no mercado.

Veja nesse post, como o planejamento de comunicação é importante para as empresas e como isso pode influenciar positivamente na visibilidade do seu negócio.

O que é o planejamento de comunicação

O planejamento de comunicação é um conjunto de ações, estratégias e táticas para que uma empresa consiga passar as informações que ela precisa para o seu público. Esse planejamento costuma ser anual.

Conforme os objetivos traçados pela empresa para o ano seguinte, diversas ações de comunicação são planejadas para dar conhecimento ao público. Imagina que uma determinada empresa deseja lançar um novo produto no mercado no próximo ano.

Ou ela planeja as ações e cria estratégias de divulgação, ou ninguém vai saber que esse novo produto vai estar disponível no mercado. Muito menos as funcionalidades e novidades que o produto possa trazer. Ou seja, é preciso comunicar para o público!

Partindo das informações e estratégias traçadas pela empresa, o plano de comunicação serve justamente para auxiliar nas decisões que foram estabelecidas. O objetivo desse planejamento de comunicação é justamente fazer com que as pessoas tenham conhecimento sobre as ações da empresa e que isso se reverta em faturamento, fortalecimento da marca etc.

Planejamento de comunicação proporciona ações mais assertivas

Diversas empresas tendem a fazer investimentos em comunicação sem planejamento e somente quando o orçamento está folgado. No entanto, quando os empresários percebem o quanto desperdiçam de verba com ações errôneas, acabam perdendo a crença em relação ao retorno em investir em comunicação na sua empresa.

Mas pior que investir errado, é deixar de investir em comunicação e marketing. Dessa forma, um plano de comunicação direcionará suas ações para um investimento muito mais assertivo e que traga retorno ao seu negócio.

Todas as ações são planejadas e bem definidas, considerando diversos aspectos como riscos, oportunidades, público alvo, qual mídia vai ser eficiente, entre diversos outros quesitos.

Amplia o relacionamento com o público

Um bom planejamento de comunicação ajuda na ampliação do seu relacionamento com o público. E o público da sua empresa não é exatamente o seu cliente. Veja alguns exemplos de público alvo que podem se interessar pelas suas ações:

  • Veículos de comunicação;
  • Influenciadores digitais;
  • Fornecedores da empresa;
  • Comunidade ao redor da empresa;
  • Grupos e Associações;
  • Governo;
  • Clientes;
  • Etc.

 

Ou seja, as ações do plano de comunicação são pensadas considerando as táticas que serão necessárias para atingir o público alvo da sua empresa de forma assertiva e eficiente.

Aumenta a credibilidade e torna a empresa referência

O planejamento de comunicação é bastante importante para a credibilidade de uma empresa. As ações planejadas fazem com que haja um fortalecimento da marca e torna a empresa referência em seu segmento de atuação.

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