Redesign de e-commerce: quando esse conceito deve ser aplicado?

Quem nunca fez compras online? E quem nunca se irritou com algum e-commerce que não é responsivo, tem problemas na hora de filtrar os produtos ou fazer o pagamento? Sabemos que esses – e muitos outros fatores – fazem com que o comprador desista e vá para outro site.

Por isso, às vezes é necessário pensar na reformulação de um site de e-commerce – processo que exige dedicação e tempo investido na tarefa. As motivações pelas mudanças podem ocorrer por diversos motivos: alterações em produtos, comunicação da empresa ou pura necessidade de renovação. O fato é que a renovação, em si, é muito importante para manter a marca e a ferramenta de vendas atualizadas, assim como manter as taxas de conversão elevadas.

Para fazer esta reformulação, é preciso definir metas e encontrar os caminhos corretos de acordo com o nicho do comércio eletrônico. O ideal é delegar o desafio para uma empresa especializada na área, desde a implantação do site até o marketing completo para o e-commerce

Upgrade na marca

Mudar algo em sua marca ou até recriá-la é importante para mantê-la sempre na crista da onda do seu nicho de vendas. Tornar a marca mais moderna é importante, incluindo toda a identidade visual do seu negócio. Com essas mudanças, o seu e-commerce precisa acompanhar as alterações a fim de a comunicação estar sempre alinhada.

Rejeição em alta

Outro sinal que indica necessidade de mudança é se o Google Analytics mostra altas taxas de resultados negativos quanto ao comportamento dos visitantes. Um site atualizado visualmente pode remover áreas com problemas. Taxas de saída, rejeição, conversões, duração média de visita são alguns dos indicadores que devem ser monitorados para medir a efetividade das mudanças.

Responsividade é tudo

Grande parte das compras são feitas por smartphone. Portanto, se o seu site não é amigável com telas menores, seu e-commerce tende a ficar para trás. Portanto, invista em redesigns que atinjam esse objetivo e otimize o e-commerce para ficar responsivo aos dispositivos móveis.

Design ultrapassado

Como tudo hoje, o design é rapidamente mutável. O que hoje agrada aos olhos, deixa de ser atual em um ou dois anos. Por isso, se o seu e-commerce está com o mesmo visual há muito tempo, provavelmente é hora de mudar. Isso também vale para as tecnologias empregadas dentro do site.

Mudanças de posicionamento

Foque na facilidade do seu cliente em achar o que deseja. Caso existam muitos percalços na usabilidade, é hora de mudar. Quanto mais direta for a compra e melhores o filtros, mais as chances de conversão da venda.

Navegação facilitada

Digamos que você deseja atingir novos públicos, com produtos novos, a fim de mudar a visão da empresa, o design do seu e-commerce precisa estar de acordo, com novo layout e linguagem visual para atingir aquele novo público. Neste caso, é preciso analisar se as mudanças estão sendo positivas por meio de testes.

Independente do grau de mudanças, há sempre o que melhorar! Por isso, invista no redesign do seu e-commerce com uma empresa que entende do assunto. Conte conosco para aplicar esse conceito em sua loja online!