SEO: qual a importância para o bom posicionamento do seu site?

Já ouviu falar em SEO? Se você está sempre em busca de melhorar a presença do seu negócio na internet, provavelmente sim. A sigla corresponde a Search Engine Optimization, conhecido por aqui simplesmente como otimização de sites.

Assim, o SEO compreende uma série de técnicas e metodologias cujo objetivo é um só: melhorar o posicionamento do seu site nas buscas. Ou seja, colocar a sua empresa nos primeiros lugares sempre que um consumidor em potencial buscar por uma palavra-chave relacionada aos seus produtos ou serviços.

Assim, esta otimização é fundamental para estabelecer a presença do seu negócio online e para atrair novos clientes. Neste post, você vai compreender melhor qual a importância do SEO para o bom posicionamento do seu site. Veja a seguir!

Melhore a experiência do usuário

Pense bem: quem é o cliente do site de buscas?

É a pessoa que utiliza a barra de pesquisas, o usuário. Assim, o objetivo do buscador, enquanto empresa, é fornecer boas soluções para o cliente, da mesma forma que você faz no seu negócio. Por isso, o buscador tem sempre como objetivo melhorar a experiência do seu usuário. Ou seja, ele vai priorizar nos resultados os sites que ofereçam uma boa experiência.

Deste modo, o SEO consiste basicamente de procedimentos, tanto do ponto de vista do desenvolvimento, quanto do conteúdo, que visam melhorar a experiência do usuário. O que possibilita um melhor posicionamento do site

Aprimore o código para facilitar a indexação

Boa parte das técnicas de SEO envolvem a criação de um código otimizado para o seu site. Por meio do emprego correto da hierarquização dos itens, da criação das folhas de estilos etc; os mecanismos de busca conseguem varrer e entender a estrutura do seu site com mais facilidade.

Além disso, ter um código otimizado também ajuda a melhorar a velocidade de carregamento. Isso é um grande ponto positivo para a experiência do usuário, possibilitando uma melhor posição nas buscas.

Mostre do que se trata seu site

Além dos aspectos técnicos do desenvolvimento do site, que se estendem além dos que citamos aqui, há também o aspecto do conteúdo. Afinal de contas, o usuário do buscador está à procura de respostas, e quem deve fornecê-las é você.

Quando você investe na produção de conteúdo de boa qualidade, o buscador consegue entender do que se trata o seu site. Isso faz com que ele lhe posicione bem para as palavras-chave mais importantes para o seu negócio.

Além disso, por meio dos algoritmos, o buscador consegue avaliar o quão aprofundado o seu conteúdo é em um determinado assunto. Ou seja, ele pode determinar o quão útil ele é para o usuário. Parte disso se deve ao tempo de permanência na página e ao número de páginas acessadas.

Ou seja, investir em SEO significa trabalhar no código e no conteúdo do seu site, para provar ao buscador que você oferece as melhores soluções para o usuário. Por isso, aplicar as técnicas de otimização é extremamente importante para o posicionamento do seu site.

Contudo, neste post mal arranhamos a superfície das técnicas de SEO. São muitas, e elas compreendem diferentes habilidades, da programação à edição de imagens e ao copywriting.

Por isso, o ideal é contar com profissionais qualificados para fazer este trabalho. Acesse nossa página de serviços e descubra o que podemos fazer pelo SEO do seu site!