Site rápido: 5 motivos para você otimizar a velocidade do seu site agora

O seu e-commerce tem a velocidade ideal para não perder o cliente? Confira agora 5 motivos para deixar seu site rápido!

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Sabe quando você quer fazer uma compra, entra no e-commerce e a página não carrega de jeito nenhum? Por ser um bom motivo para que o usuário desista da compra, esse tipo de situação deveria ter ficado no passado, mas ainda é muito comum em lojas online. Agora examine as páginas da sua empresa — será que você tem um site rápido de verdade?

A velocidade refere-se ao tempo de carregamento de suas páginas. Pode não parecer, mas otimizá-la no seu e-commerce é essencial para atrair e fidelizar clientes. Veja 5 motivos para manter seu site rápido sempre e como você pode fazer isso:

Por que deixar seu site mais rápido?

Entenda por que você deve otimizar seu e-commerce:

1. Priorização de site rápido pelo Google

O usuário adora um site rápido — e o Google sabe disso. É por isso que, desde 2010, a velocidade de seu e-commerce também dita a posição em que ele vai aparecer nos resultados de busca. Em 2018, o buscador também começou a priorizar páginas mais rápidas na pesquisa mobile.

Então, é fato: quanto mais rápido seu site for, mais conversões — e vendas — ele fará. Para ajudar os comerciantes a entenderem se sua loja online é realmente rápida, o Google tem uma ferramenta chamada Teste meu Site, em que você pode colocar sua URL e a dos concorrentes para observar a variação de velocidade entre cada um deles.

2. Falta de paciência dos usuários 

O usuário não tem paciência para esperar um produto carregar, mas ela é ainda mais curta quando a pesquisa é feita em um dispositivo móvel. 

Isso porque a navegação nesse tipo de aparelho costuma ser mais lenta do que a feita no computador. Além disso, nem sempre ele está conectado em uma rede Wi-Fi — quanto mais tempo o site demora para carregar, mais dados do pacote ele gasta. 

A justificativa do Google para priorizar sites rápidos em pesquisas mobile é de que 53% dos usuários abandonam páginas que levam mais de três segundos para carregar no celular.

Em um primeiro momento, pode parecer pouco, mas é preciso se lembrar de que o aparelho é o principal meio de acesso à internet no país — 98,1% dos usuários de internet com mais de 10 anos têm pelo menos um para chamar de seu.

Além disso, mais de 80% dos brasileiros já fizeram compras pelo smartphone. 

3. Fundamental para o SEO

Search Engine Optimization ou otimização para mecanismos de busca (SEO) é um conjunto de ajustes que você faz no site para deixá-lo mais adequado às necessidades do usuário e levá-lo às primeiras posições do Google. 

O buscador leva a experiência do usuário como o principal fator na hora de organizar seus resultados de busca — e a velocidade do site é fundamental nessa hora.

Quando uma agência de marketing digital faz otimização usando SEO, um dos primeiros fatores que ela vai organizar é a velocidade do seu site. Ela vai levar em conta desde o layout usado até o local onde sua página está hospedada. Afinal, de nada adianta ter um site leve se ele não for rápido.

Outra ferramenta que o Google oferece para deixar seu site rápido e melhorar seu SEO, é o PageSpeed Insights. Para isso, o profissional de Marketing Digital coloca sua URL e observa os insights que a página sugere.

Por fim, é preciso se lembrar de que, embora mais de 90% dos usuários brasileiros utilizem o Google, o SEO é pensado para que seu site também apareça no topo dos resultados de outros buscadores.

4. Qualidade dos anúncios do Google Ads

O Google não prioriza páginas rápidas apenas nos resultados orgânicos. Um site rápido traz mais credibilidade aos links patrocinados (anúncios pagos). Afinal, como dito no início do texto: ninguém deseja entrar em um e-commerce e esperar horas para ver o produto que deseja comprar. 

Além disso, se o sites dos anúncios demoram a carregar, o usuário vai buscar nos anúncios orgânicos. Como resultado, a receita do Google Ads diminui e o buscador perde dinheiro.

5. Permanência do usuário

A velocidade de um site é diretamente proporcional ao seu desempenho. Isso vai desde o acesso ao produto até a finalização da compra. E de que adianta um checkout veloz, se você não consegue sequer observar as especificações do produto?

Um site rápido é mais fácil de navegar e apresenta as informações necessárias com mais velocidade. O usuário não demora muito tempo para carregar cada página, portanto pode navegar de um produto a outro com mais rapidez — e, consequentemente, comprar mais.

Como deixar seu site mais rápido?

Para ter um site rápido, é essencial contar com uma agência de Marketing Digital. Mas você pode começar com 3 itens:

Faça diagnósticos

Será que o seu site é realmente rápido? E em comparação com a concorrência, como ele se comporta? Utilize as ferramentas recomendadas anteriormente e verifique se o seu potencial cliente tem ou não motivos para fugir para outro e-commerce.

Você pode usar também o GTmetrix, ferramenta em inglês que mostra a velocidade de um site com no Google PageSpeed e no Yahoo YSlow. Além disso, mostra um gráfico que indica o momento do carregamento de cada item e permite a exportação das análises em pdf.

Diminua o peso das imagens

Layout e imagens são fundamentais para ter um site rápido. Se as fotos que você usa são extremamente pesadas, isso vai comprometer muito a visualização do produto pelo usuário. Mas isso não significa comprometer a qualidade da imagem: ela deve ser grande e fácil de ampliar, mas leve. 

A melhor opção é o formato .jpg, que abre até nos navegadores mais antigos.

Use um sistema de cache

Sabe quando você precisa procurar uma página, não consegue carregá-la mas pode observar alguns de seus elementos no cache do Google? O sistema de cache otimiza um site porque faz o armazenamento dinâmico dos dados do mesmo.

Portanto, ele vai ser carregado sem precisar consultar a maioria dos bancos de dados, o que diminui o tempo de carregamento e deixa o site mais leve.

Viu como ter um site rápido é crucial para a sobrevivência de um negócio online? Mas ele não é o único fator. Então, confira agora 6 dicas para aumentar as vendas do seu e-commerce!

Assine a nossa newsletter

Receba atualizações e aprenda com os melhores

veja mais

Quer saber mais sobre os nossos serviços?

Vamos Conversar

small-bg-popup-agencia-b2u

Vamos conversar

Vamos alavancar as vendas da sua empresa?