Sua empresa está preparada para a nova geração de consumidores?

O smartphone é um aparelho que, definitivamente, revolucionou o comportamento das pessoas. Os jovens, em geral, são os que mais passam tempo em frente à tela do celular e fazem de tudo por lá. São consumidores de todos os tipos de serviço disponíveis on-line e adoram a tecnologia e suas novidades.

Eles ainda acabam influenciando outros membros da família a entrar nesse novo universo. Por essa razão, a empresa que não tiver uma presença na internet dificilmente atingirá essa nova geração de consumidores. Mas antes de implementar uma estratégia de marketing digital precisamos conhecer as características e comportamento desse público cheio de potencial.

Os novos consumidores: Geração millenials e Z

A geração dos millenials, conhecida também como geração Y, são os nascidos entre a década de 80 até o final dos anos 90. São jovens que tiveram contato com algum tipo de tecnologia desde pequenos, viram o nascimento e crescimento da internet e o dinamismo das informações.

Uma pesquisa do Itaú BBA revelou que os millenials são a maior parte da população brasileira, 34%, além de serem 50% da força de trabalho do país. Um mercado e tanto, não é mesmo? São consumidores exigentes, muito conectados, valorizam uma experiência personalizada com a marca e desejam imediatismo.

A geração Z compreende os jovens nascidos no fim dos anos 90 até 2010. Eles nasceram em um mundo bastante globalizado, viram o surgimento das redes sociais e tiveram um celular desde cedo, por isso são chamados de nativos digitais. As duas gerações são a maior fatia do mercado consumidor, por isso as empresas devem concentrar seus esforços para atingir esse público.

Tenha uma presença digital

Vimos que os novos consumidores estão totalmente conectados, então a atitude mais certa a fazer é que a sua empresa seja vista por eles. Existem várias formas de ter uma identidade digital. As mais usadas são construir um site, ativar um perfil nas redes sociais, ter um blog e fazer anúncios nos mecanismos de busca, como o Google.

Dado o primeiro passo, é preciso traçar uma estratégia de marketing para que seus potenciais clientes tenham a melhor experiência na hora de comprar o seu produto ou serviço. Isso é muito valorizado pela nova geração.

Se o consumidor tiver dificuldades na hora de finalizar uma compra em um site, por exemplo, as chances de ele não voltar mais são enormes, ainda mais porque existem inúmeras opções a um clique de distância.

Invista em marketing digital

O marketing digital usa uma série de mecanismos para fazer com que o seu público alvo encontre o seu negócio. Alguns deles são:

  • Inbound marketing;
  • Marketing de conteúdo;
  • E-mail marketing;
  • Publicidade.

 

Além disso, é uma forma da sua empresa criar uma comunicação direta com o consumidor, ouvir suas opiniões, sugestões e críticas.

As redes sociais são ótimas para esse tipo de relacionamento, mas as possibilidades são inúmeras. Você também pode divulgar suas ações e fazer com que as pessoas conheçam mais a fundo os seus valores, isso irá criar uma identificação com o público.

Essas são apenas algumas das ações mais conhecidas de marketing digital, mas existem ainda muitas outras. Para explorar todas essas possibilidades e descobrir qual prática se encaixa melhor na sua empresa, conte com a nossa ajuda. Somos uma agência com soluções completas em marketing digital.